É um programa estruturado (modelo
TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication
Handicapped Children), criado em 1971, por Eric Schoper na Carolina do Norte
(EUA).
Aplica um conjunto de princípios
e estratégias que, com base na informação visual, promove a organização do
espaço, do tempo, dos materiais e das atividades;
As crianças selecionadas para este
grupo apresentam uma Perturbação do Espectro Autista, cujo grau de severidade
pode variar do mais ligeiro ao mais moderado ou mesmo profundo. De acordo com
esse grau os alunos terão períodos mais curtos ou mais prolongados de
integração nas respetivas turmas de ensino regular.
Através do Ensino Estruturado é possível:
§
Fornecer uma informação clara e objetiva das rotinas;
§
Manter um ambiente calmo e previsível;
§
Atender à sensibilidade do aluno aos estímulos
sensoriais;
§
Propor tarefas diárias que o aluno é capaz de
realizar.
Neste sentido, o espaço da sala está
claramente definido em áreas: "área de transição", "área de
trabalhar", "área de aprender", "área de
brincar","área do computador", "área de reunião" e
"área de trabalho de grupo",devidamente identificadas e
separadas entre si por fronteiras físicas (armários, biombos, entre outras).