" INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS"- O QUE É?
Denomina-se inteligências
múltiplas à teoria desenvolvida
a partir da década
de 1980 por
uma equipe de investigadores da Universidade
de Harvard,
liderada pelo psicólogo Howard
Gardner,
buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.
Gardner
afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente
definido em psicometria (testes
de QI)
não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades
cognitivas humanas. Desse modo, a teoria afirma que uma criança que
aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente
mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em
outro tipo de inteligência. A criança que leva mais tempo para
dominar uma multiplicação simples, (a) pode aprender melhor a
multiplicar através de uma abordagem diferente; (b) pode ser
excelente em um campo fora da matemática; ou (c) pode até estar a
olhar e compreender o processo de multiplicação em um nível
profundo. Neste último exemplo, uma compreensão mais profunda pode
resultar em lentidão que parece (e pode) esconder uma inteligência
matemática potencialmente maior do que a de uma criança que
rapidamente memoriza a tabuada, apesar de uma compreensão menos
detalhada do processo de multiplicação.
À
época, a teoria foi recebida com reações mistas pela comunidade
académica. Muitos psicólogos consideraram que existe uma diferença
entre o conceito de inteligência que não é suportado pela
prova empírica,
mas muitos educadores apoiaram o valor prático das abordagens
sugeridas pela teoria.
Publicado por :
Anabela Correia
Ana Paula Lopes
Magda Reis
Anabela Correia
Ana Paula Lopes
Magda Reis
do Departamento de Educação Especial do Agrupamento Gil Paes
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